25/03/2020

Oposição defende pauta exclusiva sobre coronavírus nas votações remotas da Alep

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa (Alep) solicitou hoje (25) ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que o Poder Legislativo vote apenas proposições estritamente relacionadas ao combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) enquanto vigorar o sistema de sessões plenárias remotas, onde os parlamentares votam à distância.

O pedido ocorre após o governo do Estado ter encaminhado ontem (24) à Assembleia o projeto de lei 189/2020, que amplia de forma sistemática as terceirizações em diversas áreas do serviço público, como saúde, educação e segurança, utilizando como justificativa o combate ao Covid-19.

“Neste momento de pandemia, num momento delicado em todo o país, o governador aproveita e encaminha sorrateiramente ao Legislativo o PL 189/2020, que permite ampliar as terceirizações na administração pública e autarquias. O governador Ratinho Jr., mais uma vez, ataca os servidores públicos do Paraná. Nós, da oposição, entendemos que não podem entrar na pauta da Assembleia neste momento projetos que exigem um debate mais aprofundado”, criticou o deputado Professor Lemos, líder da oposição.

Lemos explicou que o PL 189/2020 permite a contratação de terceiros em cargos que já foram ou ainda serão extinguidos. “Entre as profissões estão promotor de saúde, que abrange assistente de farmácia e auxiliar de enfermagem, agente educacional I e II, cozinheiro e até sociólogo, entre outros cargos. Somos contra”, criticou.

O PL entrou inicialmente na pauta da sessão de hoje (24), mas foi retirado por Traiano após acordo com deputados da oposição. Além de Lemos, assinam o ofício os deputados Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT).

Autor: Renato Sordi | Liderança da Oposição


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396