11/02/2019

Bancada do PT critica derrubada de barreira tarifária contra o leite em pó importado

Bancada do PT na Alep: Dep. Arilson Chiorato, Luciana Rafagnin, Professor Lemos e Tadeu Veneri

Os parlamentares que compõem a bancada do PT na Assembleia Legislativa criticaram a medida adotada pelo ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que derrubou as barreiras tarifárias para a importação do leite oriundos da União Europeia e da Nova Zelândia. Segundo os deputados do PT, a decisão vai “quebrar a cadeia produtiva” do leite no Paraná.

Líder do PT na Alep, o deputado Professor Lemos disse que a barreira tarifária, chamada de antidumping, garante a lealdade no comércio internacional do leite em pó. “A barreira tarifária impedia a deslealdade do mercado internacional, pois os países da União Europeia e a Nova Zelândia recebem subsídios dos governos locais para a produção, ao contrário do que acontece no Brasil. Por isso que a Organização Mundial do Comércio deu o aval, em 2001, para que o Brasil instituísse a barreira tarifária”, explicou.

De acordo com Lemos, a retirada da barreira tarifária vai prejudicar diretamente o setor no Paraná. “Nós temos no Paraná, na região dos campos gerais, uma média de produção de 3 mil litros de leite por vaca por ano, enquanto no Brasil este número fica em torno de 1,7 mil litros de leite. Esta decisão vai quebrar toda a cadeia produtiva do leite, não apenas os grandes laticínios ou o pequeno produtor. Além de tudo, vai desaquecer a economia do Estado”, afirmou.

O parlamentar também apresentou hoje, junto com a deputada Luciana Rafagnin, um requerimento para que seja enviado um ofício ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Fazenda Paulo Guedes solicitando que o governo brasileiro volte a aplicar a sobretaxa sobre a importação do leite em pó.

Lemos anunciou também que irá propor a realização de uma Audiência Pública com a participação de representantes do setor leiteiro do Paraná e membros do governo estadual e para discutir a medida adotada pelo governo federal. O encontro deverá ser realizado no dia 18 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A deputada Luciana Rafagnin também destacou a importância do governo federal voltar atrás na decisão de retirar a sobretaxa do leite importado. “Atualmente a principal fonte de renda de muitos pequenos agricultores do Paraná é a produção de leite. Além de precisar que esta medida seja imediatamente revista, o governo do Estado precisa apresentar projetos que venham apoiar os pequenos agricultores, para que eles possam diminuir o custo de produção”.

Saiba mais:

Audiência Pública na Assembleia discutirá o fim da taxação para importação de leite

Autor: Assessoria de Comunicação Liderança do PT


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396